Sociologia e Filosofia



Sociologia


A Educação e a Sociedade


O ponto mais importante para se trabalhar nessa matéria é a conscientização dos alunos e da comunidade. A Sociologia trata do comportamento da sociedade, suas interações e forma como se organizam.
É interessante que os alunos interajam com a comunidade perguntando o que as pessoas sabem sobre o tema e como elas contribuem com o meio ambiente. Organizar debates em sala de aula, fazendo os alunos expressarem o que pensam é uma boa dica.

Se você fosse prefeito da sua cidade, qual seria sua forma sustentável de governar? Essa pergunta foi feita pela Drª Bernadete, professora aposentada da UFSC no minicurso dos 140 anos da Comuna de Paris, o que me fez pensar se eu estou fazendo a minha parte.

Fazê-los pensar nas atitudes simples que tomam diariamente como escovar os dentes, tomar banho, evitando desperdícios, já é um grande passo. Recomendo o site http://wwf.org.br/wwf_brasil/pegada_ecologica/ é um teste que revela qual a marca que você irá deixar no planeta.


Autora: Ana Carolina Pereira






Filosofia


Refletir e Conscientizar


Quando buscamos em teorias antigas consideradas os “primeiros passos” do clareamento das idéias do homem como a “Caverna”, percebemos que o homem sente muita dificuldade de sair da caverna. Que projetará o que deve ser visto e pensado por ele, para então ver as coisas como são.

Seguindo esta linha de pensamento, poderíamos relacionar a escuridão mental, a descomunal inconsciência ecológica dos seres humanos durantes toda sua historia. Em uma linha do tempo imaginária seria possível perceber que em tempo algum o homem teve reais olhos para o meio-ambiente. Em “O Príncipe”,  que foi considerado guia dos governantes, nenhuma citação foi feita aquele que mais condiciona sucesso de uma nação: O ambiente onde ela se fundamenta.
Uma interessante forma de recriar linhas filosóficas políticas seria buscar como a sustentabilidade facilitaria, ou não, um povo e o individual. Da mesma forma poderíamos usar da linha temporal para rever como o ambiente interferiu na criação de teorias, idéias e pensamentos.
Por fim ajude seus alunos a associar filosofia, a arte de pensar, com a sustentabilidade, a arte de viver em paz com seu meio-ambiente.

Autora: Ana Carolina Cândido